O ADEUS AO NOSSO “VELHINHO” CENTRO

Foi nos dias 20 e 21 de Março de 2012 que o nosso “velhinho” centro foi demolido, isto já era o esperado, todavia difícil de presenciar para quem naquela casa encontrou o canto do cisne ou o seu berço de embalar na idade da adolescência, daí o semblante carregado e olhos embaciados em certos rostos presentes.


Em 05 de Outubro de 2008, ainda foi palco da comemoração do nosso centenário, data premonitória da Implantação da Republica que viria a ocorrer precisamente dois anos depois.


O que resta agora, são fotografias e a imagem de uma imensa saudade da mais antiga agremiação, pioneira do associativismo de raiz popular no concelho e no País, e que ficará a constar na nossa “Memória” coletiva, como primeiro capítulo da história contemporânea do Centro Republicano, Património Cultural da Vila de Fânzeres!        


Isto dá-nos a clara ideia de que o nosso “velhinho” centro não era apenas um edifício feito de pedra no local que agora vai dar lugar a uma nova realidade urbanística, para a qual também contribuímos.


Foi seguramente a catedral da cultura da nossa “Terra” sobretudo no apoio, pela falta de ensino básico, ás camadas que viviam no mais puro analfabetismo.


Ali também, um bastião da resistência, aos invejosos que tudo fizeram para nos incriminar, só porque o único delito cometido, era a defesa da liberdade associativa, pelo Progresso Social dos mais desfavorecidos, e pela nossa impressionante apetência pelos mais altos valores civilizacionais e Humanos!


O que falta agora e de inteira justiça… é perpetuar naquele local onde esteve sediado para assim dizer uma vida inteira o nosso “velhinho” Centro.(PRACETA DO CENTRO REPUBLICANO)